1ª MULHER PRESIDENTE DO BRASIL
Dilma Rousseff entrou para a história do Brasil como a primeira mulher a assumir a Presidência da República. Ela tomou posse na tarde deste sábado, em Brasília, recebendo a faixa de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em seu primeiro discurso após a posse como presidente, no Congresso Nacional, Dilma Rousseff voltou a afirmar que dará continuidade às mudanças sociais promovidas no governo Lula. Emocionada, destacou o papel das mulheres e disse que vai governar para todos.
O compromisso de posse foi assinado logo após Dilma fazer o juramento à Constituição. Em seguida, o Hino Nacional foi executado.
Discurso
No primeiro discurso, um novo bordão foi adotado, para ressaltar a importância da eleição da primeira mulher presidente do Brasil: “Queridos brasileiros e brasileiras, depois do povo colocar um trabalhador, fico feliz de saber que o povo colocou uma mulher na presidência.
Dilma prometeu realizar duas reformas: a política e a tributária. Ela defendeu a liberdade de imprensa, reforçou a importância de racionalizar os gastos públicos e a estabilidade econômica. E elegeu a erradicação da miséria como a prioridade de seu governo. “A luta mais obstinada será para combater a pobreza extrema. Não vou descansar enquanto não houver alimento na mesa e famílias desprovidas da própria sorte”.