0

Etiqueta vai mostrar índice de consumo dos carros nacionais

Posted by Ricardo Matta on 10:49
O consumidor brasileiro passa a contar com um novo parâmetro na hora de escolher o seu carro, a etiqueta de conservação de energia. Semelhante à já usada em eletrodomésticos, ela irá indicar o consumo de combustível de cada veículo.
A etiqueta será emitida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) e vai classificar os veículos em cinco faixas de consumo, de A a E, sendo A o mais econômico. A adesão das fabricantes e importadoras ao programa é voluntária – participaram do lançamento a Fiat, Honda, General Motors, Kia e Volkswagen. Este ano, um total de 24 automóveis, compactos e subcompactos, sairão das fábricas etiquetados.

As fábricas participantes do programa deverão informar os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos no manual do proprietário do veículo e nos pontos de venda. As informações poderão ser consultadas na etiqueta, afixada opcionalmente pelos fabricantes nos vidros dos carros. Os dados também estarão disponíveis na tabela publicada nos sites do Inmetro (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br).

O sistema implantado no Brasil é semelhante ao já utilizado em vários países, entre eles os Estados Unidos, Japão, Austrália, China, Canadá, Cingapura e na União Européia. Além de dar mais elementos ao consumidor na hora da escolha do veículo, ele incentiva os fabricantes a melhorarem o desempenho energético de seus produtos, colaborando também com a melhoria das condições ambientais.
fonte: www.autoestrada.com.br

|

Copyright © 2009 BLÁBLOGADO! All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.